Então, um problema é sempre um problema?


Olá, turma!


Começar a praticar o que estamos discutimos significa partir para o projeto. No caso de vocês aqui que já possuem um projeto, a situação não é mais uma elaboração que parta do zero. Entretanto, começa aqui um caminho de reflexões e ações sustentadas em firmes princípios da Metodologia Científica. Seja para aquele que teve essa disciplina em sua formação inicial, seja para os que nunca tiveram, é necessário seguir certos procedimentos e afinar o caminho na direção que a sua investigação se destina.
Na aula passada, demonstramos as etapas da pesquisa, através do fluxo do Gil (2002), que segue abaixo:


Como propõe este mesmo autor, localize um (ou mais) relatório(s) de pesquisa, projeto ou artigo. e identifique as fases seguidas em seu desenvolvimento.
Identifique o problema nesse relatório, projeto ou artigo. Qual é a sua indagação? 
Entende o que se pretende por problema? Todo problema é científico? O que faz do problema ter uma natureza científica?


Comentários

  1. Como publicaram seus problemas ao longo de suas apresentações, não será preciso voltar a publicar sobre eles como comentários a este post. Entretanto, permanece o desafio de pesquisarem mais sobre os vossos temas, especialmente ao nível da metodologia empregada por outros pesquisadores. Saibam o que eles pesquisam, onde a vossa pesquisa poderá contribuir em atualidade e validade científica. Ok? Vamos a isso, people! Aqui fica aberto o canal caso queiram dirimir alguma dúvida sobre o tema e problema.

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  2. Recordo que no grupo do WhatsApp foram partilhados bases de dados para pesquisa que podem auxiliá-los nesta etapa.

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